quinta-feira, 19 de maio de 2011

The special one

Ontem, chegada a casa após um dia cansativo no trabalho, encontrei por acaso um velho amigo de muitas horas… o meu livro de poemas de autores portugueses. Foi um livro que sempre me fascinou desde criança, e que agora, e cada vez mais ocupa um cantinho muito especial no meu coração. De muitos livros que tenho, este é ” the special one”. Era um livro de um tio meu, que também adorava ler e que guardo com muito carinho. É a primeira edição deste livro de 1964. As folhas estão soltas e amarelecidas pelo tempo…. E parece que assim o meu fascínio por ler uma e outra vez aqueles poemas é cada vez maior. Como tanto adoro esses poemas, resolvi partilhar convosco os que mais gosto. Hoje, partilho o 1º. Espero que apreciem a leitura.


Abílio de Guerra Junqueiro Portugal
1850 // 1923 Escritor/Poeta/Jornalista/Político




Morena
Não negues, confessa
Que tens certa pena
Que as mais raparigas
Te chamem morena.

Pois eu não gostava,
Parece-me a mim,
De ver o teu rosto
Da cor do jasmim.

Eu não... mas enfim
É fraca a razão,
Pois pouco te importa
Que eu goste ou que não.

Mas olha as violetas
Que, sendo umas pretas,
O cheiro que têm!
Vê lá que seria,
Se Deus as fizesse
Morenas também!

Tu és a mais rara
De todas as rosas;
E as coisas mais raras
São mais preciosas.

Há rosas dobradas
E há-as singelas;
Mas são todas elas
Azuis, amarelas,
De cor de açucenas,
De muita outra cor;
Mas rosas morenas,
Só tu, linda flor.

E olha que foram
Morenas e bem
As moças mais lindas
De Jerusalém.
E a Virgem Maria
Não sei... mas seria
Morena também.

Moreno era Cristo.
Vê lá depois disto
Se ainda tens pena
Que as mais raparigas
Te chamem morena!

Guerra Junqueiro, in 'A Musa em Férias'

3 comentários:

lilisinha disse...

Olá querida adorei teu blog e resolvi seguir, lindo seu retrato é em grafite néh?
Bjos Carinhosos

Susanna Rush disse...

Olá! Muito obrigado pelas suas palavras.... Ainda bem que gosta do meu blog.... espero ir correspondendo às expectativas:)... O meu retrato é a carvão.... giro não é?
Bjto

Confesso Amor disse...

antes do Mourinho...era o Abílio de Guerra Junqueiro Portugal


Assim sendo...o Mourinho é o Special Two....