quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

News Flash!

Pois então há dois dias que ando a beber chá de gingko biloba e ginseng. Por curiosidade, depois do meu post da Energia Mental, fui pesquisar na net acerca destas plantas. Fiquei em estado de choque! Então não é que as milagrosas plantas não são assim tão bem feitoras?
Descobri que um dia suicido-me sem me dar conta!! E já era!! Pois é. Temos que ter muito cuidado quando usamos plantas para fins terapeuticos. O tratamento com ervas é muito utilizado em todo mundo, estão à venda em hipermercados o que facilita a sua acessibilidade.  Em geral são tratados como produtos dietéticos, fugindo a um controlo mais rigoroso. São vendidos com a imagem de produtos inofensivos à saúde, não mencionado possíveis efeitos secundários e interações medicamentosas que possam advir do seu consumo. As substâncias derivadas de plantas não são de todo inócuas, bastando lembrar que a maioria dos venenos conhecidos derivam de vegetais. Uma substância pode ser terapêutica numa determinada dose, venenosa noutra e tomada juntamente com outros medicamentos pode criar problemas de saúde ou mesmo ser fatal. Eu estou a tomar neste momento fluoxetina (vulgo Prozac). No folheto informativo do fluoxetina, está mencionado em letras maiúsculas que não se deve tomar chá da erva de são joão, por acentuar a ação deste medicamento e efeitos secundários, bem como agravar a depressão. Logo, tive isso em conta para não tomar nada que contivesse esta erva. Mais tarde, não com chá mas com outro analgésico forte (tramadol) receitado pelo médico (que sabia que estava a tomar a fluoxetina), poderia ter tido uma overdose e ir desta para melhor. Durante dois dias andei drogada, de tal maneira que me dava a impressão que iria perder a consciência a qualquer momento. E como sentia-me assim quando tomava o tramadol, voltei ao folheto e constatei que poderia ter tido muito mau resultado a toma em conjunto destes dois medicamentos. Da mesma forma, o ginseng e o gingko biloba interagem com  antidepressivos, potencíam os efeitos dos mesmos e aumentam o risco de síndrome serotoninérgica, uma condição potencialmente fatal. Por isso, informem-se bem primeiro antes de tomar qualquer tipo de ervas principalmente se estiverem a tomar medicamentos.

2 comentários:

Teresinha disse...

Susanna
Vi-te tão empolgada que tive receio de te ofender... mas fiz mal! Devia ter-te logo dito que não era tão bom assim... muito menos nessa quantidade.
É como o chá: o verde é muito bom para o colesterol, o preto é anti-oxidante, mas não devemos ultrapassar as 2 chávenas por dia.
Mas isto é como tudo: há que variar os venenos! Devemos mudar as marcas, nunca se sabe qual a melhor... ou pior!
Um abraço da
Teresinha

Susanna Rush disse...

Olá Teresinha. Realamente tem tudo que ser com conta peso e medida!

Obrigado pelo comentário!

Beijinho